quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sugestão da semana - Vamos fazer Areia Movediça


Vamos fazer Areia Movediça

Quem é que já não se sentiu aterrorizado ao ver na televisão ou cinema as cenas em que o herói da história fica preso em terríveis e fatais areias movediças?
Que tal experimentar essa sensação exacta? A sensação de ficar preso e depois ser lentamente "engolido"?
Para a primeira semana do ano de 2011, o Pinta Estrelas propõe esta fantástica experiência, mas em total Segurança! :)))

Material
- Amido de milho ( Farinha maizena), aproximadamente uma chávena,
- Água, aproximadamente meia chávena,

Misturar uma chávena de farinha maizena com a água aos poucos e mexer com os dedos até se obter uma consistência semelhante à do mel. Para saber se a consistência da pasta está igual a da areia movediça, batam na superfície da pasta com uma colher, se não espirrar,e sentirem a superfície dura, está perfeita. Se a pasta ficar muito dura juntem um pouco mais de água e ao contrário se ficar muito mole juntem mais amido de milho.


Experimentem agora colocar a mão por cima da mistura e sentir como parece firme, sintam depois o "afundar" lento da mão. Tentem retirar a mão rapidamente. O que acontece??? Agarrem na pasta formando pedaços ou bolas que rapidamente se escapam entre os dedos. Poderão ainda sentir o que se sente quando se cai num pântano destas areias, quanto mais a vitima se mexe e se debate para escapar, mais presa fica!


Porque esta pasta tem o comportamento de areia movediça?

 
- Esta pasta é composta por pequenas partículas sólidas de amido de milho em suspensão na água, os químicos chamam a esta mistura - colóide.
O comportamento da areia movediça está relacionado com a viscosidade ou resistência à fluidez.

A viscosidade da água não muda se nós aplicarmos uma força sobre ela, mas a viscosidade desta pasta muda
. A areia movediça fica mais viscosa quando nos debatemos para lhe escapar! Por isso fica o conselho, se caíres num pântano de areia movediça movimenta-te muitoooooo lentamente! :)))
 
Bons momentos em família!

Sem comentários:

Enviar um comentário