quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sugestão da semana - Receita e história da sopa da pedra


Esta semana sugerimos que conte um conto enquanto preparam o jantar, os aromas e as imagens que percorrem a imaginação ficarão para sempre na lembrança dos mais pequeninos!

Sugerimos a sopa da Pedra, para isso antes de contar este conto aproveitem os últimos dias de sol e vão até á praia, escolham a melhor das pedras, lavem-na muito bem e fervam-na.
Aqui vai a história, os ingredientes e a receita (adaptada aos nossos tempos e necessidades, sem carnes e gorduras desnecessárias).

Divirtam-se e bom proveito!


Um Frade caminhava de aldeia em aldeia, de casa em casa fazendo o seu peditório para conseguir comida para a ceia. Bateu á porta de um lavrador e como este não lhe quis dar nada,o frade que sentia cada vez mais fome apanhou uma pedra, lavou-a muito bem e ficou a olhar para ela.
Com esta pedra é que eu fazia um rico caldo da pedra, disse o Frade. Todos se riram dele e lhe pediram que provasse o que dizia. O Frade então disse: Se me emprestassem uma panela e água e me deixassem pôr á lareira é que eu fazia um bom caldo. Assim deram-lhe o que ele pedia. Com um pouco de unto é que este caldo ficava divinal, voltou a dizer o Frade. E apressaram-se a dar-lhe o unto. O caldo ferveu e quando o Frade o provou disse : Está desconsolado, falta-lhe sal para apurar, e logo o sal lhe foram buscar. Assim o Frade foi pedindo mais uns feijões e uns olhinhos de couve, umas cenourinhas e quando lhe pareceu que o caldo já estava muito a seu gosto, tirou um naco de pão e pôs-se a comer até ver o fundo á panela. Foi então que lhe perguntaram se não comia também a pedra, ao ele respondeu que levaria a pedra com ele para lhe matar mais vezes a fome.

Receita Pinta Estrelas da sopa ( quase ) da pedra:
- Uma cebola média
- Um dente de alho
- um pouco de unto (azeite)
- água e sal q.b
- feijão vermelho
- um tomate
- duas cenouras cortadas aos cubos
- um nabo cortado aos pedaços
- couve lombarda ou Portuguesa
- massas

Refogar a cebola e o alho no azeite até amolecer, juntar o feijão e o tomate e deixar refogar um pouco, acrescentar a água,o sal, as cenouras, o nabo e a couve e deixar cozer, por fim acrescentar as massas e rectificar os temperos.

Sem comentários:

Enviar um comentário