quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sugestão da semana - Pão caseiro e história da padeira de Aljubarrota


O Pinta Estrelas sugere para esta semana um atelier entre pais e filhos bem divertido que consiste em dar a conhecer a história da Padeira de Aljubarrota enquanto fazem uma receita de pão caseiro. Temos a certeza que se irão divertir muito e jamais esquecerão este capítulo da história portuguesa!

Receita do Pão Caseiro

Ingredientes:

- Uma colher e meia de sopa de sal
- 13 colheres de sopa de óleo
- Um copo e meio de leite
- 3 colheres de sopa de açucar
- 1 colher de sopa de margarina para culinária
- cerca de 1 kg de farinha de trigo
- 1 gema de ovo
- 3 colheres de sopa de fermento biológico granulado

Preparação:

- Misture na tigela da batedeira o fermento com o açucar e o leite. Com as pás de bater massa para pão, comece a bater acrescentando aos poucos metade da farinha. Junte o sal, o óleo e a margarina. Continue a bater e a juntar farinha até que se solte das paredes da tigela. Despeje numa superfície polvilhada com farinha e amasse o preparado até se soltar bem das mãos.
- Deixe levedar por cerca de uma hora em local quente e tapado com um pano.
- Amasse um pouco mais e molde a massa a seu gosto.
- Pincele com a gema de ovo e deixe crescer para o dobro do volume cerca de 30 minutos.
- Coza em forno quente por 10 minutos.

A História da Padeira de Aljubarrota

O nome verdadeiro da Padeira de Aljubarrota era Brites de Almeida. Esta não era uma mulher vulgar. Era feia, grande e masculina. Aos vinte anos ficou orfã, vendeu os poucos bens que tinha e vagueou um pouco por todo o lado convivendo com todo o tipo de gente.
Aprendeu a manejar a espada e o pau com tal mestria que alcançou a fama de valente.

Um dia, procurada pela justiça, Brites cortou os cabelos, disfarçou-se de homem e tornou-se almocreve. Mais tarde, cansada daquela vida, aceitou o trabalho de padeira de Aljubarrota e casou-se com um honesto lavrador.

Dia 14 de Agosto, Brites não resistiu ao apelo da sua natureza: juntou-se ao exército português na Batalha de Aljubarrota, derrotando o invasor castelhano. Chegando a casa cansada mas satisfeita, despertou-a um estranho ruído: dentro do forno estavam sete castelhanos escondidos. Brites pegou na sua pá de padeira e matou-os logo ali. Conta a história que Brites acabou os seus dias em pás junto do seu lavrador, mas a memória dos seus feitos heróicos ficou como sempre como símbolo da independência de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário