quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sugestão da semana - Vamos construir um Pau de Chuva

Vamos construir um Pau De Chuva!


O Pau de Chuva é um instrumento musical com um som maravilhoso, reconfortante e é tão simples de construir!
O Pinta Estrelas ensina o passo a passo para construir um Pau de Chuva que garantimos terá um som igualzinho aos de compra se fizerem exactamente como dizemos.


Material
- Um cano de cartão grosso e resistente (usamos o cano de um rolo de papel autocolante de 4,5 cm de diamentro aproximadamente), se tiverem uma cana de bambu será melhor ainda.
- Pregos com aproximadamente 3,50 cm de comprimento
- Cartolina
- Arroz ou grãos de feijão seco
- Cola e tesoura
- Fita adesiva
- Pedaços de feltro, cartolina ou tecido para forrar o cano
- Lã para enfeitar


Pregar os pregos em espiral em todo o comprimento do tubo como exemplifica a imagem nº 2 (tarefa para os pais). Quanto mais pregos forem colocados, melhor será o som do Pau de Chuva pois a rede de pregos no interior do cano será mais fechada aumentando a resistência a passagem dos grãos (imagem nº 3).


Desenhar dois círculos em cartolina usando o tubo de cartão como molde. Recortar e colocar apenas um dos círculos numa extremidade. Fixa-lo com fita adesiva. Não fechar ainda o lado oposto (imagem nº 4).

Colocar dentro do tubo os grãos de feijão ou arroz. O feijão terá um som mais forte e o arroz um som mais suave. Podem experimentar ambos, tapando o lado aberto com a palma da mão para decidirem qual o som de que mais gostam.

Fechar o outro lado do cano com o outro circulo de cartolina e a fita adesiva. 

Forrar o cano com cartolina, feltro ou tecido ao gosto de cada um e enfeitar com pedaços de lã, colagens, etc. (imagem nº 6)

Virar o tubo lentamente para fazer deslizar os grãos e obter o som delicioso do Pau de Chuva (imagem nº 7). 

Bons momentos em família!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário